A Psicopedagogia é a área do conhecimento que se apropria da construção da aprendizagem humana e de toda a sua complexidade.
O Processo de aprendizagem humana é contínuo e está ligada a fatores cognitivos, afetivos, motores e sociais. Sendo assim a Psicopedagogia não se detém em investigar somente o processo da construção do conhecimento, mas também todos os indivíduos envolvidos nesse processo, como instituição de ensino, educando, família e comunidade.
Nas últimas décadas houve um grande aumento de alunos com dificuldades de aprendizagem no contexto escolar e uma expansão de estudos e cursos na área educacional. Tal afirmação é explicada pela realidade atual das instituições de ensino e das famílias no Brasil.
A Realidade atual requer profissionais capacitados e atualizados, que tenham uma ampla visão do mundo que o rodeia e uma diversidade cultural, pois as crianças e adolescentes estão munidos de muitas informações que se renovam diariamente por meio de registros informativos, programas televisivos e Internet. Além da efetiva participação da família e dos demais indivíduos que estejam envolvidos no cotidiano do educando.
No contexto escolar é primordial compreender a necessidade do trabalho psicopedagógico, que torna possível uma consistente abordagem e uma posterior intervenção, tendo um olhar singular para o educando, explorando e facilitando o processo de ensino aprendizagem e a relação educando, educador e família.
O Olhar clínico do psicopedagogo realiza uma sondagem do educando como um todo e possui caráter preventivo, sua atuação inclui: orientação para pais e educadores; entrosamento entre os membros da equipe da instituição educacional; apoio ao educando em diferentes situações e âmbitos.
Sendo um articulador o psicopedagogo deve instigar a escola, levando-a a uma reflexão, repensando sua realidade e auxiliando a inserção da família e da comunidade no processo psicopedagógico do aluno, estimulando a descoberta de novas estratégias para incluir o aluno com dificuldades no contexto escolar.
Conclui-se que o grande desafio da Educação é otimizar e viabilizar os caminhos a serem percorridos até o conhecimento, o psicopedagogo possui um olhar diferenciado e amplo que investiga, prevê e pode intervir nas dificuldades percebidas ao longo desse caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário